GESTORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E PROFESSORES: Como a Planilha de Acompanhamento do Rendimento Escolar pode ajudar a identificar e solucionar situações-problemas


A Planilha de Acompanhamento do Rendimento Escolar, desenvolvida pelo professor Anderson Neves, é uma ferramenta valiosa para coletar informações e situações pedagógicas, proporcionando apoio à gestão, coordenação e professores. Além de aprimorar a qualidade da tomada de decisão, ela subsidia o diagnóstico necessário à avaliação do desempenho dos alunos, auxiliando no planejamento e desenvolvimento das aulas e melhorando os processos de gestão. Neste artigo, destacaremos três situações-problemas que podem ser identificadas a partir da análise dessa planilha.






EXEMPLO DE TRÊS SITUAÇÕES DETECTADAS A PARTIR DA ANÁLISE DA PLANILHA

CENÁRIO 1:


Cenário 1: BAIXO DESEMPENHO EM UMA DISCIPLINA ESPECÍFICA

Ao examinar a Planilha de Acompanhamento do Rendimento Escolar, é possível identificar uma turma que apresentou um desempenho insatisfatório na disciplina de Biologia, com quase 60% dos alunos. Nesse caso, é fundamental que o diretor ou coordenador pedagógico dialogue com o professor responsável e, posteriormente, com a turma para compreender os motivos por trás desse resultado. Em conjunto, eles poderão elaborar um plano de ação para superar essa dificuldade e melhorar o desempenho dos alunos.

CENÁRIO 2:


Cenário 2: IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS “NÃO AVALIADOS

A análise da planilha revela um cenário preocupante: embora a turma tenha apresentado um desempenho excelente na disciplina de Química, há um número significativo de alunos "não avaliados" em comparação com outras disciplinas. Nesse caso, é importante que o diretor ou coordenador pedagógico converse com o professor de Química para entender o motivo dessa evasão na avaliação. Eles também devem entrar em contato com os responsáveis pelos alunos, se necessário, ou investigar outras possíveis causas. O objetivo é encontrar soluções adequadas para garantir que todos os alunos sejam avaliados adequadamente.


CENÁRIO 3:


Cenário 3: ALERTA SOBRE OS CRITÉRIOS E ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES

Outra situação identificada pela planilha é uma turma com desempenho regular em geral, exceto na disciplina de Matemática, na qual alcançaram um desempenho satisfatório de 100%. Esse resultado é positivo e merece atenção. O diretor ou coordenador pedagógico deve conversar com o professor de Matemática para entender as estratégias de ensino e técnicas de avaliação utilizadas em sala de aula. Caso sejam identificados pontos positivos que contribuíram para esse desempenho, é interessante compartilhá-los com outros professores. No entanto, se houver falhas nos procedimentos de ensino, é importante corrigi-las para garantir a qualidade do ensino.

Conclusão:

A Planilha de Acompanhamento do Rendimento Escolar é uma ferramenta poderosa que ajuda gestores, coordenadores e professores a identificar e solucionar situações-problemas relacionadas ao desempenho dos alunos. Ao analisar os dados fornecidos pela planilha, é possível direcionar