Sandra Puliezi, na sua tese de
Doutorado em Educação, faz um levantamento importante sobre o processor de
compreensão textual. A autora enfatiza que durante muito tempo, o ensino da
leitura dedicou uma grande atenção aos processos mais básicos e linguísticos,
como decodificação e uso da gramática, considerando que, uma vez dominado o
código escrito, a compreensão viria por acréscimo. Mas os resultados das
avaliações nacionais mostram que muitos alunos não estão conseguindo obter
níveis elevados de compreensão.
Mas ensinar a compreender é
possível? Pesquisas na área da psicologia cognitiva mostram que há várias
habilidades que podem e devem ser ensinadas aos alunos para levá-los a um
entendimento mais profundo do texto. A ideia por trás da instrução explícita de
compreensão do texto é de que a compreensão pode ser melhorada quando ensinamos
os alunos a usar estratégias cognitivas específicas ou raciocinar
estrategicamente quando se deparam com barreiras à compreensão na leitura. O
objetivo desse ensino é a realização da leitura competente e autônoma (NRP,
2000).
Sugundo Sandra Puliezi , o
relatório do NRP (2000) realizou uma revisão abrangente da pesquisa em
compreensão de leitura e identificou sete categorias de instrução em
compreensão: monitoramento da
compreensão, resposta a questões do professor, geração de questões
(autoquestionamento do estudante), uso de organizadores semânticos, síntese do
texto e instrução na estrutura dos textos.
As pesquisas levantadas mostraram
que a instrução explícita ou formal destas categorias leva a uma melhora na
compreensão de texto e no uso da informação. A instrução deve ser realizada por
um professor em sala de aula que guia o leitor na aquisição e utilização das
habilidades necessárias para a compreensão de texto. Quando estes procedimentos
são adquiridos, o leitor torna-se independente do professor e pode compreender
o texto, sem assistência (NRP, 2000).
Quando passa a compreender de
forma autônoma, o leitor está fazendo o trabalho de gestão de sua própria
compreensão, ou seja, está utilizando sua consciência textual.
ESTRATÉGIAS QUE O PROFESSOR DEVE UTILIZAR PARA MELHORAR A QUALIDADE DO PROCESSO DE COMPREENSÃO TEXTUAL, POR PARTE DOS ALUNOS:
- ESTRATÉGIAS ANTES DA LEITURA:
- ESTRATÉGIAS DURANTE A LEITURA:
- ESTRATÉGIAS APÓS A LEITURA:
Quando se possui a habilidade de codificação, a compreensão
é produto de 3 condições:
- Da clareza e coerência do conteúdo dos textos e do nível
aceitável do seu léxico, sintaxe e coesão.
- Da possibilidade de o leitor possuir os conhecimentos
prévios necessários que permitirão atribuição de significado ao texto.
- Das estratégias que o leitor utiliza para intensificar a
compreensão e a lembrança que lê.