COMPREENSÃO TEXTUAL | Estratégias que o professor pode utilizar para que o aluno seja um leitor competente e autônomo

Sandra Puliezi, na sua tese de Doutorado em Educação, faz um levantamento importante sobre o processor de compreensão textual. A autora enfatiza que durante muito tempo, o ensino da leitura dedicou uma grande atenção aos processos mais básicos e linguísticos, como decodificação e uso da gramática, considerando que, uma vez dominado o código escrito, a compreensão viria por acréscimo. Mas os resultados das avaliações nacionais mostram que muitos alunos não estão conseguindo obter níveis elevados de compreensão.

Mas ensinar a compreender é possível? Pesquisas na área da psicologia cognitiva mostram que há várias habilidades que podem e devem ser ensinadas aos alunos para levá-los a um entendimento mais profundo do texto. A ideia por trás da instrução explícita de compreensão do texto é de que a compreensão pode ser melhorada quando ensinamos os alunos a usar estratégias cognitivas específicas ou raciocinar estrategicamente quando se deparam com barreiras à compreensão na leitura. O objetivo desse ensino é a realização da leitura competente e autônoma (NRP, 2000).

Sugundo Sandra Puliezi , o relatório do NRP (2000) realizou uma revisão abrangente da pesquisa em compreensão de leitura e identificou sete categorias de instrução em compreensão: monitoramento da compreensão, resposta a questões do professor, geração de questões (autoquestionamento do estudante), uso de organizadores semânticos, síntese do texto e instrução na estrutura dos textos.

As pesquisas levantadas mostraram que a instrução explícita ou formal destas categorias leva a uma melhora na compreensão de texto e no uso da informação. A instrução deve ser realizada por um professor em sala de aula que guia o leitor na aquisição e utilização das habilidades necessárias para a compreensão de texto. Quando estes procedimentos são adquiridos, o leitor torna-se independente do professor e pode compreender o texto, sem assistência (NRP, 2000).

Quando passa a compreender de forma autônoma, o leitor está fazendo o trabalho de gestão de sua própria compreensão, ou seja, está utilizando sua consciência textual.

ESTRATÉGIAS QUE O PROFESSOR DEVE UTILIZAR PARA MELHORAR A QUALIDADE DO PROCESSO DE COMPREENSÃO TEXTUAL, POR PARTE DOS ALUNOS:


  • ESTRATÉGIAS ANTES DA LEITURA:

  • ESTRATÉGIAS DURANTE A LEITURA:


  • ESTRATÉGIAS APÓS A LEITURA:



Quando se possui a habilidade de codificação, a compreensão é produto de 3 condições:
- Da clareza e coerência do conteúdo dos textos e do nível aceitável do seu léxico, sintaxe e coesão.
- Da possibilidade de o leitor possuir os conhecimentos prévios necessários que permitirão atribuição de significado ao texto.
- Das estratégias que o leitor utiliza para intensificar a compreensão e a lembrança que lê.