Professor, FAÇA seu próprio aplicativo para registrar a frequência dos alunos. Simples e sem custo!

A tecnologia empregada como recurso de gestão em diversas áreas é um fator facilitador das rotinas de trabalho. Dispositivos mobile são cada vez mais utilizados como ferramentas decisivas no mundo corporativo.


O setor educacional também pode se valer dessas vantagens, por exemplo, em procedimentos rotineiros como as chamadas de alunos para conferir a presença nas aulas. Uma opção tecnológica para otimizar, sob vários aspectos, esse processo é a frequência on-line.

Com isso em mente, no post de hoje o professor Anderson Neves fala sobre a importância das tecnologias educacionais para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos e faz a demonstração de um aplicativo criado por ele para registrar a frequência do alunos. Confira!





AS DESVANTAGENS DO MODELO TRADICIONAL DE CHAMADA

No preenchimento do modelo tradicional de chamada é preciso que o educador tenha muita atenção, pois rasurar, escrever informações erradas e esquecer algum lançamento importante sobre a aula, por exemplo, são ações que podem comprometer a legitimidade do documento.

Com tantos cuidados que o diário de papel exige, uma atividade que deveria otimizar os processos educativos acaba por tomar muito tempo e dar um trabalho desnecessário ao professor.

Nesse sentido, confira algumas desvantagens do modelo tradicional de chamada:

- o diário de papel pode ser perdido ou esquecido em algum lugar;
- é passível de falhas humanas e de avarias — como molhar, sujar ou rasgar;
- o preenchimento manual toma muito tempo e atrasa a aula;
- ao fazer anotações, o professor precisa dividir sua atenção entre observar os alunos e escrever no diário escolar — pois muitos não contam com um auxiliar na sala de aula;
- é mais difícil para a direção da instituição de ensino ter acesso às informações contidas no modelo tradicional de diário escolar — ficando alheia a muitos processos fundamentais da educação;
- os pais só conseguem saber sobre a condição escolar dos filhos em reuniões escolares — e muitas vezes nem assim.

AS VANTAGENS DA FREQUÊNCIA ON-LINE

Agora que você já sabe da importância das tecnologias na gestão escolar para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos e conhece as desvantagens do modelo tradicional de chamada, confira algumas vantagens da frequência on-line!

- FACILITA A ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS;
- PROMOVE COMUNICAÇÃO MAIS DIRETA COM OS PAIS;
- OTIMIZA A GESTÃO DE DADOS E DE RECURSOS EM AMBIENTE ESCOLAR;

- FACILITA O TRABALHO DO PROFESSOR;
- EVITA ADULTÉRIO DE INFORMAÇÕES;
- POSSIBILITA MAIS ACESSO AO GESTOR ESCOLAR;
- FAVORECE A SEGURANÇA DO ESTUDANTE;
- PERMITE A PORTABILIDADE NO CONTEXTO ATUAL.