Oficina de LIBRAS para todos os funcionários da Escola Zarah Trindade (Projeto Escola Inclusiva)

Vídeo da Oficina de LIBRAS

Devido a LDB 9394/96 que prevê a inclusão do PPNE na escola regular, surge a necessidade da capacitação do profissional da educação, para que ele possa atuar junto ao aluno surdo de uma forma positiva.
O primeiro passo é estabelecer a comunicação através da mesma língua - a LIBRAS - para que esta seja o instrumento mediador no processo de aprendizagem e na comunicação do aluno com NEEs (Necessidades Educativas Especiais), no ambiente escolar. Por isso, a Equipe diretiva da Escola Municipal Zarah Trindade, através do recurso do PDE-Escola, proporcionou nos dias 22 e 23/03/2010, uma oficina de LIBRAS a todos os funcionários da escola, ministrada pela professora Jacimeire Chaves.

O que é LIBRAS?
A Língua Brasileira de Sinais - Libras foi reconhecida legalmente como meio de comunicação entre os surdos e teve origem na França. Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos. As expressões faciais corporais são de fundamental importância para o entendimento real do sinal, sendo que a entonação em língua de sinais é feita pela expressão facial. Para conversar em Libras, não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer sua estrutura gramatical, combinando-os em frases. Com esse projeto o aluno aprenderá a relacionar-se de forma construtiva e solidária.
Aprender a conviver com a Libras na escola é a chave para o sucesso da inclusão dos surdos na escola e na vida, o aluno deverá assumir uma atitude de responsabilidade e zelo pela Libras.