Ações da Escola Zarah Trindade no Dia Internacional da Mulher

Sob o tema “Mulher: uma história de lutas e conquistas”, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Zarah Trindade, em Parceria com o SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará) e da Pastoral da Educação de Marapanim, no dia 08 de março, promoveu uma série de ações voltadas para a mulher em homenagem ao seu dia.
A abertura das atividades aconteceu a partir das 14h do dia 08, no Laboratório de Informática da Escola, com as seguites atividades: palestras sobre valorização e saúde da mulher; apresentações de vídeos e loja da Partilha; salão de beleza (manicure, corte e alisamento de cabelos); sorteios de 40 (quarenta) cestas básicas, doadas pelo Prefeito de Marapanim, José Ribamar. As atividades do dia foram finalizadas com um coquetel.
As atividades se justificam em razão do dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, simbolizar todo o poder feminino no mundo. A data escolhida pelas Nações Unidas lembra que, em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque (Estados Unidos) fizeram uma grande manifestação em prol de seus direitos. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas na fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram naquela fábrica. Em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU – Organização das Nações Unidas.