Oficina: PEDAGOGIA DE PROJETOS - Escola Zarah Trindade



A globalização, a Internet e o avanço científico e tecnológico impõem uma ampla reflexão sobre o relacionamento conhecedor/conhecimento envolvendo não apenas a natureza e quantidade das informações disponíveis mas, fundamentalmente, os processos de geração e a apropriação do conhecimento.

Reconhecendo as limitações dos métodos tradicionais de ensino e da estrura curricular, ainda fundamentada em moldes fordistas, que não acompanham a rapidez das transformações sociais e considerando as revolucionárias contribuições das novas tecnologias da informação para a apropriação do conhecimento, tal reflexão levará, certamente, a uma mudança do eixo ensino-aprendizagem deslocando o aprendiz para o centro do processo. O aprendiz deve assumir a responsabilidade pela obtenção de seu próprio conhecimento.

Como mudança de paradigma, algumas propostas devem ser consideradas: projetos de ensino (métodos de projetos), projetos de trabalho (aprendizagem por projetos), projetos-web (webquest) e outros.

Daí a necessidade de formação do professor para a utilização de novas metodologias de trabalho em sala de aula. Para isso, a coordenação pedagógica da Escola Zarah Trindade convidou o Professor Madison Rocha (Mestre em Educação) para ministrar a Oficina “Pedagogia de Projetos”, no dia 25 de fevereiro de 2010.