Os professores têm se perguntado
sobre o que é preciso fazer para estimular os alunos nos dias de hoje. Em um
momento no qual os educadores estão em disputa constante com os celulares,
fazer com que os estudantes prestem atenção nos conteúdos é certamente um
grande desafio. Por esse motivo, a gamificação na educação tem sido uma
estratégia eficaz para promover o aprendizado e aumentar o engajamento.
A tecnologia se tornou uma
linguagem extremamente familiar para essa nova geração de alunos, portanto,
utilizá-la a favor da educação é fundamental. Nesse sentido, a gamificação
surge com o intuito de utilizar os jogos no contexto escolar para despertar o
interesse, desenvolver a criatividade e aumentar a participação em sala de
aula.
Confira, a seguir, as vantagens
dessa metodologia e veja como ela é uma ótima alternativa para promover a
aprendizagem por meio de práticas interativas e ludopedagógicas. Boa leitura!
Ameniza a dor do ensino
É muito comum que os alunos
associem a aprendizagem a algo difícil ou chato, encarando-a como obrigatória.
O método da gamificação ameniza essa dor de aprender um conteúdo e os leva a
conhecer novos modelos de aprendizagem.
Aquele sistema onde o educador é
papel central na sala de aula — sendo o único detentor do conhecimento — e o
aluno um agente passivo é abandonado. Com a gamificação, o sistema de ensino
passa a ser aquele em que o aluno é um agente ativo no processo de
aprendizagem, enquanto o professor é o facilitador, o mediador.
Desse modo, as aulas tendem a ser
mais contextualizadas e atraentes para os estudantes, afinal, eles tomam
decisões próprias e não apenas recebem informações digeridas. Além disso,
existe um prazer em fazer atividades ligadas ao entretenimento, fazendo com que
seja possível aprender de maneira divertida e sem nenhuma pressão.
As neurociências afirmam que
quando se tem emoção ao fazer alguma ação, o conteúdo é retido facilmente.
Comprova-se, portanto, que a introdução de videojogos nas aulas atenua a dor de
aprender, tornando o momento prazeroso.
Estímulo à persistência
A possibilidade de perder e
continuar tentando ser um vencedor no jogo tende a aumentar a resiliência e a
persistência do aluno. Esse estímulo de continuar buscando a vitória é uma
forma de preparar o estudante para lidar com os desafios que ele encontrará no
mundo real.
O cérebro se desenvolve por meio
do método de observação, tentativa e erro, portanto, com esse método, os alunos
poderão aprender com o erro e estarão sendo desafiados a tentar novamente. Essa
persistência é fundamental para conquistar bons resultados nas disciplinas.
O aluno deixa de ser prisioneiro do conteúdo
Percebe-se que o motivo de tanto
desinteresse nos conteúdos é, muitas vezes, a falta de sentido encontrada em
aulas de alguns professores. Isso faz com que os alunos não sintam vontade de
aprender, já que, para eles, aquilo não será útil na realidade.
Esse problema é resolvido com a
gamificação, já que as informações sempre vão servir para algum propósito, seja
para passar de fase ou para ganhar pontos.
Dessa forma, o aluno estará
aprendendo um conteúdo que faz sentido, tornando o aprendizado lúdico e
satisfatório e utilizando a criatividade para resolver os problemas encontrados
no game. Percebe-se que a narrativa por si própria já vai gerar uma motivação,
o que proporciona maior retenção e absorção do conteúdo.
Hoje em dia, tem sido muito fácil
conectar a educação ao mundo dos jovens e não permitir que eles se sintam
prisioneiros do aprendizado. Eles são habituados a sistemas de distribuição de
recompensas, e esses se encontram nas mídias digitais e nos games.
Possibilita medir o desempenho
Nos métodos tradicionais, a
possibilidade de medir o desempenho dos alunos é demorada. Isso é diferente na
gamificação, onde a resposta é imediata, ou seja, o rendimento do estudante é
avaliado em tempo real.
Não somente a instituição de
ensino, mas também os próprios alunos podem fazer essa avaliação, identificando
os pontos em que não puderam atingir os seus objetivos.
O grande diferencial desse método
é que o jovem passa a ter interesse em rever a sua performance e conseguir
fazer algo para melhorá-la, já que isso será a chave para conquistar uma
recompensa maior.
Nível de atenção elevado durante a partida
Os professores sabem o quanto é
difícil conseguir a atenção dos alunos, tanto os de ensino fundamental quanto
os da graduação. Outro fator sensível do ensino é a assimilação entre a teoria
e a prática. A gamificação, por sua vez, soluciona esses dois problemas.
Durante a partida do jogo, o
aluno vai manter um nível de atenção bastante elevado devido ao desafio que ele
encontra ao jogar. Quanto à relação entre teoria e prática, é fato que o avanço
no jogo requer a aplicação do conhecimento, ou seja, o aluno vai aplicar na
prática o que foi aprendido em teoria.
Desperta a curiosidade
O estudante ficará curioso em
saber quais serão os próximos desafios e recompensas recebidas após passar de
fase. Tal curiosidade vai impulsioná-lo a progredir e conquistar as metas
propostas.
Sendo assim, percebe-se que os
jogos conseguem desenvolver competências socioemocionais nos alunos. Eles são
uma maneira de engajá-los, mas também oferecem diversos incentivos para que
sintam empolgação em realizar uma tarefa. Com isso, várias competências são
percebidas, como a criatividade, a disciplina, a competição saudável, dentre outras.
É importante entender que o
método tradicional de ensino vai fazer cada vez menos sentido para os
estudantes. Eles estão vivendo entre duas realidades: do lado de fora da
instituição tem-se a interatividade e a tecnologia, enquanto do lado de dentro
as aulas têm sido teóricas e pouco participativas.
Conclui-se, assim, que o ambiente
de aprendizagem precisa ser motivador, já que os alunos de hoje não tem mais o
perfil de ambiente conteudista.
Como você pode perceber, a
gamificação na educação é uma excelente alternativa para fazer com que o ensino
signifique algo bom para os alunos. É uma forma de ganhar a atenção deles e
estimulá-los a resolverem as atividades se divertindo, utilizando as ferramentas
tecnológicas para aprender conteúdos e não mais como instrumento de distração.
Agora que você entende melhor
sobre a gamificação na educação, que tal entrar em contato conosco e conhecer
os nossos serviços? Vamos adorar conversar com você!
Fonte: https://simulare.com.br/blog/gamificacao-na-educacao/